História

por admin última modificação 01/02/2019 15h27
História sobre São Bentinho

História

 

São Bentinho iniciou-se entre os sitios: São Bento ao norte e Várzea Redonda ao sul. É Cortada pela BR-230 por volta do quilômetro 391, à qual vai de Cajazeiras à João Pessoa. A cidade tem acesso a rodovia estadual que interliga Coremas à Br-230.

No ano de 1937 um dos habitantes do sítio Várzea Redonda chamado de Manoel José Pereira (Mané Preto) Resolveu construir uma casa para o seu irmão Sebastião José Pereira (Basto Pereira, fundador da cidade), e escolheu um lugar deserto, sem vizinhos e sem a menor intenção de formar vila. Porém com o decorrer dos anos seus familiares e vizinhos de sua antiga moradia começaram a se agrupar naquela área.

Ou seja, Manoel José Pereira construiu a primeira casa, mas o primeiro morador foi Sebastião José Pereira.

A cidade se tornou um ambiente movimentado com a transição de pessoas das cidades visinhas, CoremasCondadoPombal e outros, ficando um lugar aconchegante.

Com essa movimentação dos moradores e vizinhos construíram uma Capela com a doação de terreno do dono do sítio, o Francisco Felino dos Santos, com o fim da construção convidaram o padre Acacio Estrela Rolim para o lançamento da pedra fundamental e a inauguração da vila que de início se chamou Valerianopolis, em homenagem à Valeriano Pereira de Sousa. Os habitantes não se agradaram com o nome, e novamente voltaram a chamar a cidade de São Bento.

Tempos depois, os habitantes reuniram-se e optaram que o padroeiro da cidade seria São Francisco de Assis em homenagem ao doador do terreno.

Em 9 de agosto de 1989, o povoado virou um distrito da cidade de Pombal e em 1997 acabou tornando-se um município com uma pequena população de aproximadamente três mil habitantes. Hoje a cidade está com uma população de 1 577 homens e 1 594 mulheres.

 

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[5]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

 

Município de São Bentinho

Símbolos do município

BANDEIRA

BRASÃO

Aniversário: 29 de Abril

 

Fundação: 29 de Abril de 1994

 

Gentílico: são-bentiense

 

localização de São Bentinho na Paraíba

Características geográficas:

Área: 195,964 km² 

População: 4.221 habitantes IBGE:2012

Densidade 21,54 hab./km²

Altitude 287 m

Clima semiárido